Você sabe o que é inteligência emocional ou já ouviu falar sobre esse termo?
Vamos entender mais sobre esse conceito e descobrir se você possui ou não essa capacidade.
O que é inteligência emocional?
A Inteligência Emocional é a capacidade de uma pessoa reconhecer, entender e gerenciar suas emoções. O termo começou a possuir mais ênfase pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro homônimo.
Esse conceito não se trata de conhecimentos intelectuais, científicos ou acadêmicos, mas sim da forma de lidar com emoções e sentimentos, tendo como principal motivo o desenvolvimento pessoal e profissional.
Quando o indivíduo possui essa habilidade bem trabalhada, acaba se favorecendo nas relações com outras pessoas, tendo uma melhor interação e comunicação, resultando em vantagens na vida profissional e pessoal.
Segundo pesquisas realizadas pela Talent Smart, 90% dos profissionais com melhor desempenho na área de trabalho, possuem um nível alto de inteligência emocional.
A Inteligência Emocional também ajuda positivamente na saúde mental e física, prevenindo transtornos psicológicos e distúrbios psicossomáticos.

Sinais de que você possui Inteligência Emocional
Agora que você entendeu o que é Inteligência Emocional, vamos descobrir se você possui um nível alto de IE.
- Você sabe prestar atenção
A capacidade de suportar distrações e se concentrar na tarefa que deve ser feita, é um grande segredo da inteligência emocional.
- Você sabe dizer não.
As pessoas com um nível alto de IE, geralmente são bem preparadas para lidar com o estresse e controlar impulsos, evitando hábitos insalubres.
- Você se dá um tempo para desacelerar e ajudar os outros.
Por sempre estarmos tão ocupados correndo em um estado de estresse, tentando fazer as coisas, que simplesmente não temos tempo para perceber os outros, quanto menos ajudar. Se você possui o hábito de desacelerar para dar atenção aos outros, você demonstra inteligência emocional.
- Você conhece suas forças e suas fraquezas.
Quando você sabe identificar suas áreas de fraqueza e força e analisa como pode lidar com esses casos, você é considerado uma pessoa emocionalmente inteligente.
- Quando você está chateado, sabe exatamente por quê.
A autoconsciência é a capacidade de reconhecer de onde vêm suas emoções e saber por que está chateado. Pessoas que são emocionalmente inteligentes quando estão diante das emoções, possuem consciência do que estão sentindo e o efeito dessa emoção sobre elas.
Agora veja alguns sinais de que você “não possui Inteligência Emocional”
Desenvolver a Inteligência Emocional pode ser uma tarefa difícil para muitos, já que vimos alguns sinais que demonstram se você possui um alto nível de IE, vamos ver também sinais de que você não é inteligente emocionalmente.
- Você não consegue esquecer seus erros
Por não esquecer seus erros e sempre trazê-los para o dia a dia, você acaba ficando ansioso e começa a evitar qualquer nova responsabilidade que possa fazê-lo errar novamente.
- Você guarda rancor
Pesquisadores da Universidade Emory têm provado que, de fato, guardar aquele estresse contribui para o aumento da pressão arterial e das doenças cardíacas. Guardar rancor significa que você está guardando estresse, e pessoas com alto QE sabem evitar isso a qualquer custo. Esquecer o rancor não só faz você se sentir melhor agora quanto melhora a sua saúde.
- Tem dificuldade em se afirmar
Por não compreender o que está sentindo, o indivíduo que possui um nível baixo de IE não consegue estabelecer limites ou opinar de uma forma realista. Quando o indivíduo possui um nível alto de IE, ele consegue se impor facilmente.
- Você não se conhece direito
Por não possuir autoconhecimento e não saber o que te incomoda, você que possui um baixo nível de Inteligência Emocional, irá se submeter a situações e pessoas que irão te fazer mal emocionalmente.
- Você se estressa facilmente
Pessoas que falham ao usar suas habilidades de inteligência emocional tendem a ativar outro lado menos efetivo do controle do humor.

Dicas para desenvolver a Inteligência Emocional
Para alcançar o equilíbrio entre a razão e emoção e ter como resultado a tão esperada Inteligência Emocional, podemos utilizar algumas dicas, como:
- Aprender a trabalhar as emoções negativas;
- Dominar suas emoções;
- Analisar seu próprio comportamento;
- Desenvolver a empatia;
- Trabalhar a autoconfiança;
- Conhecer os próprios limites.
Colocando essas dicas em prática, você poderá se beneficiar obtendo:
- Melhor uso do pensamento e raciocínio;
- Autoconhecimento;
- Controle das emoções próprias e dos outros.
Fonte: https://exame.com/casual/14-sinais-de-que-voce-tem-inteligencia-emocional/
Como a Terapia pode te ajudar
A Psicoterapia Cognitiva Comportamental pode te ajudar a desenvolver seu autoconhecimento e a compreender melhor seus pensamentos e emoções, podendo então desenvolver sua Inteligência Emocional, mantendo suas relações mais saudáveis e obtendo seu crescimento individual tanto no meio pessoal quanto no profissional.

Eu posso te ajudar
Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e preocupações. Você pode conversar comigo sobre a sua Inteligência emocional, ansiedade, autoconhecimento, autoestima e depressão.